Socioambiental

SUSTENTABILIDADE

Desenvolvemos projetos e programas socioambientais promovendo novas formas de gestão compartilhada, potencializando os impactos positivos de um determinado empreendimento e facilitando a execução de políticas voltadas para a inclusão social e dos direitos humanos. Nossas ações fortalecem a participação da Sociedade Civil no controle das políticas públicas de educação, meio ambiente, cultura e comunicação.

Conheça alguns dos nossos projetos:

O LIXO RECICLANDO LIXO

Echomundo desenvolveu um projeto inovador que vai contribuir para a diminuição do lixo nas praias do Rio de Janeiro.
Notamos que, apesar de existirem várias lixeiras da Comlurb espalhadas pela praia e perto dos quiosques no Recreio dos Bandeirantes, as pessoas continuam a jogar lixo na areia e na vegetação próxima a calçada.
No verão são produzidos diariamente cerca de 5,5 toneladas de lixo , sendo 35% dos quiosques e o restante das areias. A Praia da Macumba, produz sozinha, cerca de 300 kg.
Entendemos que jogar lixo na calçada e na areia é um fator cultural e que as pessoas precisam ser educadas, mas também existe um fator técnico relacionado a quantidade de lixeiras e a distância em que elas são posicionadas.
Decidimos então ajudar, criando uma lixeira 100% ecológica. Partimos para a pesquisa e encontramos o material ideal:
Plástico feito de lixo reciclado composto por resíduos industriais e fibras vegetais.
Resultado: fabricamos as primeiras lixeiras sustentáveis do Rio de Janeiro que serão instaladas na praia da Macumba.
Nossa ideia é contribuir, educar e contagiar as pessoas mostrando que pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças.
Se você quer nos ajudar, contribuindo para fazer mais lixeiras, entre em contato com a gente.

madeira02
lixeira ok2

ECHO SURF

Existem várias crianças na comunidade do terreirão (Recreio dos Bandeirantes R.J) que praticam surf e bodyboard, mas não tem equipamento esportivo adequado. Echomundo selecionou algumas crianças e resolveu ajudar!
Doamos equipamento de surf e agregamos os Dentistas do Bem no projeto, para prestar atendimento dentário gratuito para uma das crianças até os 18 anos de idade. Além de fomentar a prática do esporte, a saúde e o bem-estar, esta ação contribui para o aumento da autoestima e seus desdobramentos sociais.
Surf ok-2
20170526_122549
20170526_125731

APOIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Quando realizamos o projeto echolounge, no Festival Planeta Atlântida, o Echomundo apoiou o CENTRO ABRIGADO ZONA NORTE – CAZON/FADERS, que se constitui num espaço de socialização, focada na inclusão social.
Incluímos alguns abrigados no processo de construção da cenografia realizando uma oficina ocupacional, proporcionando o desenvolvimento das potencialidades e habilidades de cada um, estimulando a autonomia e elevando a auto-estima.
Após a oficina, levamos todos para o festival, para que pudessem interagir com o público e ver o seu trabalho integrado ao espaço.
O echolounge foi considerado o espaço mais criativo do evento!
PHOTO B14

PHOTO B13

PHOTO B12

SLIDER-3b

Contribuindo com a diminuição do efeito estufa, o Instituto Echomundo também realiza serviços de neutralização de carbono.
Confira abaixo:

NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO COM SELO PRIMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O serviço visa neutralizar as emissões de carbono de uma instituição, empresa ou mesmo um evento através de uma análise e cálculo seguro do que é necessário ser feito para garantir a compensação ambiental do carbono emitido.
Calculamos as emissões dos GEE´s (Gases do Efeito Estufa) e a quantidade de árvores a serem plantadas em Área de Preservação Permanente, para a devida compensação e, em paralelo, podemos realizar um trabalho de cunho pedagógico, de sensibilização e capacitação técnica.
O Selo Prima Mudanças Climáticas, no Brasil, é validado pela REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, pelo projeto BEFE – Bolsa Brasileira de Commoditties Ambientais e pela ONG Grupo Brasil Verde.
Essa outorga, propicia um acompanhamento sistemático, via internet e permanente avaliação de inúmeros profissionais das mais distintas regiões e formações, o que confere credibilidade, tornando a certificação um diferencial exclusivo, expandindo a aceitação no mercado e entre os nossos pares. O respaldo internacional está a cargo da OCRE – Associação Para a Valorização do Ambiente, Cultura, Patrimônio e Lazer sediada em Portugal e pelo movimento Simaas – Sistema de Integração Municipal América Área Sul.
Essa aceitação e credibilidade dão se ao fato do nosso compromisso comprovado com a causa sócio ambiental nesses anos de atuação, bem como na iniciativa em associar a concessão do Selo Mudanças Climáticas à instituição, empresa ou evento que, obrigatoriamente, assumir um programa ou projeto de adequação e educação ambiental, garantindo um ajuste de conduta quanto a eficiência energética.

Recentemente o Instituto Echomundo zerou as emissões de carbono do Hotel do Frade, Angra dos Reis, RJ, através do plantio de 3.000 mudas de espécies nativas da mata atlântica.
A iniciativa foi realizada com a participação da comunidade local e funcionários do hotel incentivando a preservação do meio ambiente.
SLIDER-2b
carbono_zero

PHOTO A3

PHOTO A2

PHOTO A1