Crowdsourcing

Croudsorsing

Crowdsourcing é a pratica de engajar as pessoas em um objetivo comum, focando em inovação, eficiência, elaboração de projetos e soluções. Echomundo abraçou e promove este movimento e nossas primeiras iniciativas são na área de arquitetura verde.

CASAS SUSTENTÁVEIS
Uma parceria com dois escritórios de arquitetura, um na Espanha e outro na Hungria para compartilhar dois projetos premiados no exterior (prêmio Best Design/Architectural League of New York 2010) para construção de residências sustentáveis.
Esta iniciativa gera uma economia financeira significativa, pois o projeto arquitetônico detalhado é gratuito!

EBOOKS
Disponibilizamos dois ebooks, guias práticos para construção de telhados verdes e composteiras.
Confira tudo aqui!

A primeira casa é a “The Folk House”

Este é um projeto desenvolvido pela Sporaarchitects ganhador do prêmio Best Design . Consiste de uma casa horizontal, similar as tradicionais casas de fazenda Húngaras, com as áreas sociais e quartos no andar térreo. Todo o andar térreo é construído com uma base de concreto com uma estrutura de madeira e ferro para construção do segundo andar.
O sistema construtivo tem uma ótima sustentação e permite a possibilidades de expandir na longitudinal.
O projeto incorpora soluções sustentáveis e recomendamos a construção com materiais certificados.
Descrição:
Sala, varanda, 3 dormitórios, dois banheiros e área total de 132m2.
Para mais informações e solicitação do projeto, por favor envie um email para o echomundo solicitando informações sobre “The Folk House Project”.

A segunda casa é a “Module House

Casa projetada pelo escritório Tatiana Bilbao Arquitectos para ser extremamente flexível e construída em diversos módulos possibilitando diferentes orientações solares.
O projeto permite boa ventilação nos dois lados e um ótimo aproveitamento da luz solar com incidência pelas janelas e aberturas da casa.
Adicionalmente, esta casa também permite uma construção de forma que os módulos agem como elementos para sombrear e refrescar todo o ambiente. O projeto prevê a utilização de estruturas externas de madeira ou ferro, montadas na vertical para manter o custo benefício do projeto.
Aproximadamente 60% da fachada desta residência é aberta.
Descrição:
Sala, varanda, jardim de inverno, 3 quartos, 3 banheiros, total área construída de 192m2
Projeto desenvolvido por Tatiana Bilbao
Ganhador dos prêmios:
Best of the Best, Red Dot Award, for Casa A, Ordos, Mongolia 2009, Emerging Voices, Architectural League of New York 2010, Work of the Year, Premio Cemex for Pilgrim’s Route 2010

EBOOKS

CONSULTORIA PARA CONSTRUÇÃO DE TELHADOS VERDES.

Instalados em coberturas de residências, escritórios e qualquer outro tipo de construção, os telhados verdes permitem a implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções.
Os custos desta aplicação podem variar consideravelmente de acordo com o sistema adotado e a mão de obra disponível.
Além da beleza, que tem tudo para agradar a você e aos seus vizinhos, a baixa inércia térmica da terra e a água advinda dos vegetais da cobertura geram propriedades que melhoram a qualidade de vida do usuário dos ambientes abarcados pelo telhado verde – e, também, de toda a cidade contribuindo para a diminuição do efeito estufa.

Se você quer visualizar o GUIA TELHADO VERDE clique no link abaixo::

http://anyflip.com/emny/qyfo/

CONSULTORIA PARA INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA.

A água pluvial com tratamentos simples é uma alternativa concreta para uso em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagens de carros, pisos e roupa, podendo ser adequada e levada a nível de potabilidade humana e animal. Como a cisterna é o principal custo do sistema, o primeiro passo é avaliar a viabilidade da instalação de uma unidade de armazenamento e sua capacidade considerando a área de captação da água.

 

CONSULTORIA PARA MONTAGEM DE COMPOSTEIRAS PARA REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

A utilização de composteiras domésticas é uma opção que vem ganhando força na busca por sustentabilidade. Compostar orgânicos, significa poder reciclar 51% dos materiais que normalmente vão para aterro sanitário. Esta prática minimiza a necessidade de transporte e uso dos aterros, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa.
A prática da compostagem contribui com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010 aprovada em agosto de 2010, e o Decreto 7404/2010, de dezembro do mesmo ano, com o propósito de enfrentar o desafio que o Brasil tem neste sentido. A PNRS prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos itens que têm valor econômico e podem ser reaproveitados. Além disso, trata da destinação ambientalmente adequada dos rejeitos, que não podem ser reutilizados. Ter uma composteira em sua residência é uma ótima forma de contribuir com a reciclagem e com a saúde do planeta.

Se você quer visualizar o GUIA COMPOSTAGEM, clique no link abaixo:

http://anyflip.com/bookcase/ebig